Próxima Parada: Indianápolis Motor Speedway (Finalmente saiu o post!)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Desculpem-me pela falta de post's mas ultimamente está difícil tocar as coisas por aqui, então este post pode não sair tão completo como eu queria, mas vamos lá.
Finalmente, o post de entrada para a Indy-500. Uma das provas mais clássicas do automobilismo mundial (juntamente com o GP de Mônaco na F1 e a corrida em Le Mans).

O IMS (Indianápolis Motor Speedway) possui 2,5 milhas (4 quilômetros). Praticamente é um autódromo apenas com curvas para a direita com 2 longas retas de 1 km ligadas por 4 curvas e 2 pequenas retas de 200 metros. As curvas possuem 9º de inclinação e as retas não possuem inclinação. Foi inaugurado em 19 de agosto de 1909 (fazendo 100 anos de existência nesta edição da Indy-500) e inicialmente era coberto por pedras. O circuito já foi projetado para ser grandioso, pois os donos das terras onde foi construído planejaram construir a maior pista que poderia ser feita em tais terras. Alguns anos depois, a pista foi coberta com quase 3 milhões tijolos (!) em um projeto feito por Carl G. Fisher.

A primeira corrida de 500 milhas foi no ano de 1911 e teve um grande público, de mais de 80000 mil pessoas. A prova foi vencida por Ray Harroun, a uma média de quase 120 km/h. A corrida demorou quase 7 horas (!) para ser completada. Mas o piso de pedras fez 5 vítimas fatais e a corrida só teve 235 das 300 milhas totais.

A história diz que, na 1ª Guerra Mundial, a pista serviu como centro de reparação de equipamentos militares. E após a 2ª Guerra Mundial, um Indianápolis oval mal cuidado e deteriorado quase foi vendido para que se construíssem áreas habitacionais (como aconteceu com a lendária pista de Riverside), mas os empresários Terry Haute e Tony Houlman, a adquiriram e iniciaram uma grande reforma. Em 1960, o circuito ganhou o asfalto em toda sua extenção (exceção à linha de chegada com 1 metro de tijolos originais da pista). Também passou intacta pela Grande Depressão Americana em 1929.

Nos anos 60, pela primeira vez os Indycar (carros-fórmula) andaram na pista, inclusive muitos pilotos da F1 correram em provas ali. Jim Clark e Graham Hill chegaram a ganhar corridas. Mas depois, veio a era da Indycar com os pilotos norte-americanos. Grandes pilotos como AJ Foyt, Mario Andretti, Bobby e Al Unser, Rick Mears, Danny Sullivan, Bobby Rahal, Emerson Fittipaldi... grandes nomes não faltam na lista de vencedores das 500 Milhas.


A corrida com 500 milhas mais curta de sua história foi em 1990 quando Arie Lynendyk a venceu depois de "apenas" 2 horas e 41 minutos. A capacidade atual de Indianápolis é para 250 mil pessoas. A menor diferença entre os 2 primeiros colocados aconteceu em 0.043 seg em 1992 com Al Unser na frente de Scott Goodyear. E o recorde de velocidade em volta lançada pertence a Scott Brayton (233,718 mph) em 1996, o ano em que a IRL andou oficialmente pela primeira vez como categoria.

Bom, eu espero não ter me alongado demais na tentativa de fazer um post-guia sobre Indianápolis. Se quiserem mais informações completíssimas sobre a história de Indianapolis, indico estes tópicos na comunidade Fórmula Indy/IndyCar Series no Orkut:

- Round 4 - 2009 Indianápolis 500 Mile Race
- Indianápolis 500 - Nostalgia Pura

Agora vou falar de alguns fatos da corrida do ano passado:

Grid de Largada (10 primeiros)

1º Scott Dixon (Ganassi)
2º Dan Wheldon (Ganassi)
3º Ryan Briscoe (Penske)
4º Hélio Castroneves (Penske)
5º Danica Patrick (Andretti Green)
6º Tony Kanaan (Andretti Green)
7º Marco Andretti (Andretti Green)
8º Vítor Meira (Panther)
9º Hidek Mutoh (Andretti Green)
10º Ed carpenter (Vision)

Volta mais rápida: Marco Andretti (224,037 mph)
Duração da Prova: 3 horas e 28 minutos
Bandeiras Amarelas: 8 por 69 voltas

Pilotos que lideraram:
Scott Dixon - 115 voltas
Dan Wheldon - 30 voltas
Marco Andretti - 15 voltas
Vítor Meira - 12 voltas
Tony Kanaan - 12 voltas
Buddy Rice - 8 voltas
Mario Moraes - 3 voltas
Ed Carpenter - 3 voltas
Bruno Junqueira - 2 voltas

Como podem ver, Scott Dixon venceu sem maiores dificuldades. Mas teve um segundo colocado, Vítor Meira que lhe deu trabalho e fez uma belíssima ultrapassagem por fora no final da reta dos boxes:



Foi uma bela ultrapassagem, pena que os donos da Panther não levaram isso em consideração no final do ano passado... mas enfim.... jah dizia Juan Manuel Fangio, Carreras, son carreras não é mesmo.

Bom é isso pessoal, abaixo a programação do dia da corrida (horários de Indianápolis e em inglês - se alguém for bom ae e quiser traduzir pra gente, agradeço rs:

5:00 am Garage opens to participants
6:00 am Military bomb to signify opening of track to public
7:00 am Team equipment/supplies enter pits
8:00 am Spectacle of bands
10:00 am IMS pace car rides
10:30 am Cars begin entering pit lane
10:50 am Crossover 5 west closes to pedestrian traffic
10:55 am Cars in place in pit lane
11:15 am Grid cars on front straightaway - “On the Banks of the Wabash” – Purdue University Band
11:30 am Clear pit lane (cold pit passes must leave)
11:40 am Cars in place on grid
11:50 am Engine warm up begins
12:00 pm Engine warm-up concludes -Cars will not receive fuel top off on the grid - ABC broadcast begins
12:14 pm Drivers report to North Green Room (Pagoda)
12:25 pm Drivers in 11 rows for Driver Introductions
12:30 pm Race Mode Required on Annual/Indy Only Credentials for Pit Access
12:31 pm Driver Introductions (Live)
12:36 pm Drivers Picture – Yard of Bricks
12:44 pm “America the Beautiful”
12:49 pm “God Bless America”
12:54 pm “National Anthem” – Victory Podium – Concludes with flyover
12:56 pm “Drivers to Your Cars”
12:58 pm Invocation
1:01 pm Rifle Volley
1:02 pm Taps
1:03 pm “Back Home Again in Indiana” - Balloon spectacle
1:04 pm “Ladies and Gentleman Start Your Engines” – Mari Hulman George, Victory Podium
1:05 pm Parade Lap
1:09 pm Pace Laps
1:11 pm Green Flag – 2009 Indianapolis 500® Mile Race
Winner to Victory Podium – base of Pagoda; Entrant meet driver/car w/quick jack

Para nós, brasileiros, finalmente a BANDida irá transmitir ao vivo e a corrida completa (tb se não fosse hein....). A transmissão deve começar as 13:30 e a largada será as 14:00 hrs. Parece que nem mesmo o futebol irá aprontar conosco, expectadores da Fórmula Indy.

Agora sim.... é esperar pelo Gentleman (agora sim, escrito certo rs) Start Your Engines mais importante da temporada. Até mais.

Comments

3 Responses to “Próxima Parada: Indianápolis Motor Speedway (Finalmente saiu o post!)”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

é isso aí! go Tony Kanaan go!!!1

22 de maio de 2009 23:12

Go TK...
curiosidade usei o video do Vitinho tbm...foifoda essa ultrapasagem.

22 de maio de 2009 23:28
Loucos por F-1 disse...

Indianápolis tem todo um tradicionalismo na cenária do automobilismo mundial. Espero que os brasileiros consigam bons resultados na prova. Vai TK!!!!

Abraços!

Leandro Montianele

23 de maio de 2009 13:25

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!