Indy-500 - O maior espetáculo do automobilismo mundial vai começar

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Com bastante atraso, começo a falar da Indy-500. O BFI tentará agora fazer um resumo de tudo o que aconteceu até o último final de semana no Indianápolis Motor Speedway.

Farei o resumo com base nas informações do Blog da Indy e nos sites Tazio e Grande Prêmio, o crédito fica todo com eles.

Primeiramente, os carros confirmados para a corrida são estes 42 carros. Os que possuem um "T" após o número, são os carros reservas.

No dia 05 de maio, houve o treino específico para os pilotos estreantes da categoria no ano, que é realizado em todas as etapas. Pilotos como Raphael Matos, Mike Conway, Stanton Barrett e Nelson Phillipe participaram do treino. Fato interessante foi Paul Tracy, mesmo já muito experiente, ter também participado do treino. Mas explica-se: o piloto canadense não pilota em Indianápolis desde 2002, então foi dada a oportunidade de treino para ele.

No dia 06 de maio, seria o primeiro dia de treinos livres para todos os pilotos, mas as chuvas adiaram o mesmo para o dia 07/05. E foi Marco Andretti, piloto da Andretti Green o piloto mais rápido do treino. Os tempos foram os seguintes:



No dia 08 de maio, o segundo dia de treinos livres, e quem liderou desta vez foi Ryan Briscoe, da Penske:



No dia 09 de maio, o dia do “Pole Day” onde os 11 primeiros pilotos do grid são definidos. Os treinos seguem a lógica da Indy: cada piloto tem direito a 6 voltas na pista, andando sozinho: 1 de saída dos boxes, 4 lançadas e 1 volta de retorno aos boxes.

E o grande felizardo foi Hélio Castroneves, da Penske, sua terceira pole position em Indianápolis (as outras 2 foram em 2003 e 2007). Ryan Briscoe ficou em segundo e Dário Franchitti (AGR) em terceiro (olho no “Escocês Voador” pessoal!).



Tony Kanaan conseguiu um bom 6º lugar, o que garante um lugar na segunda fila (na Indy-500 são 3 carros por fila), ainda mais porque a sua equipe não conseguiu descobrir o motivo pelo qual seu carro era mais lento que os outros carros da equipe. Então a solução adotada foi: pegue o carro reserva usado por Hideki Mutoh no GP de Kansas, que estava com a carenagem do piloto japonês + bico e aerofólio traseiro do #11, seu carro oficial = veja na foto abaixo:



Mas que deu certo, e o Bom Baiano conseguiu superar as deficiências da AGR e garantir uma boa colocação. Outro brasileiro que conseguiu um lugar no grid já no pole Day foi Mário Moraes (KV Racing) com a ótima 7ª posição:



E ontem, dia 10/05, outros 11 pilotos (do 12º ao 22º lugares) foram definidos, com mais 2 brasileiros conseguindo a classificação: Raphael Matos (Luczo Dragon) em 12º e Vítor Meira (Foyt) em 14º lugar. Destaque no treino, para Paul Tracy em 13º em seu retorno à Indianápolis depois de 7 anos.

Grid de largada, 22 primeiros lugares:

1

Helio Castroneves

BRA

Penske

2:40.0967


2

Ryan Briscoe

AUS

Penske

2:40.6202

+0.523

3

Dario Franchitti

ESC

Ganassi

2:40.7068

+0.610

4

Graham Rahal

EUA

Newman/Haas/Lanigan

2:40.7470

+0.650

5

Scott Dixon

NZL

Ganassi

2:40.8098

+0.713

6

Tony Kanaan

BRA

Andretti Green

2:40.9934

+0.896

7

Mario Moraes

BRA

KV

2:41.1958

+1.099

8

Marco Andretti

EUA

Andretti Green

2:41.3522

+1.255

9

Will Power

AUS

Penske

2:41.4146

+1.318

10

Danica Patrick

EUA

Andretti Green

2:41.5205

+1.424

11

Alex Lloyd

ING

Ganassi/Sam Schmidt

2:41.7093

+1.612

12

Raphael Matos

BRA

Luczo Dragon

2:41.1252

+1.028

13

Paul Tracy

CAN

KV

2:41.3545

+1.258

14

Vitor Meira

BRA

Foyt

2:41.3958

+1.299

15

Justin Wilson

ING

Dale Coyne

2:41.5051

+1.408

16

Hideki Mutoh

JAP

Andretti Green

2:41.5764

+1.479

17

Ed Carpenter

EUA

Vision

2:41.5942

+1.497

18

Dan Wheldon

ING

Panther

2:41.5969

+1.500

19

AJ Foyt IV

EUA

Foyt

2:41.7355

+1.639

20

Scott Sharp

EUA

Panther

2:42.0441

+1.947

21

Sarah Fisher

EUA

Sarah Fisher

2:42.1022

+2.005

22

Davey Hamilton

EUA

Dreyer & Reinbold

2:42.1942

+2.097

23

Ernesto Viso

VEN

HVM

2:42.3487

+2.252

24

John Andretti

EUA

Petty/Dreyer & Reinbold

2:42.8155

+2.719

25

Milka Duno

VEN

Dreyer & Reinbold

2:44.3295

+4.233


Espero que o resumão tenha ficado bom, e amanhã teremos o "Nossos Pilotos Falam" especial Indy-500, não apenas com as palavras dos pilotos brasileiros mas também com as dos principais candidatos a vitória. Alem da definição dos últimos 11 carros para o grid de largada.

Até mais.

Comments

3 Responses to “Indy-500 - O maior espetáculo do automobilismo mundial vai começar”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Bruna disse...

Ya, bom resumão. Começo a falar da corrida em breve também.

E bem-vindo de novo sumido :**

11 de maio de 2009 21:28
Leandrus disse...

Que surpresa essa do Mário Moraes. Ótimo 7º lugar para ele, tomara que não faça besteiras na corrida, pq a posição de largada já está muito boa.

Paul Tracy e Milka Duno na mesma corrida? Tremei...

11 de maio de 2009 23:20
Ron Groo disse...

É isto ai, que venham as 500 de Indianapolis que juntamente com o GP de Mônaco e as 24hours of Le Man montam a santiissíma trindade do automobilismo mundial.

12 de maio de 2009 09:25

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!