Fala Blogueiro: A piada (ops!) ... Crise da Honda

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Bom, primeiramente enquanto eu tiro a poeira que tomou conta deste blog, estou pensando em que escrever sobre esta bomba que caiu de forma fulminante na F1...

O assunto, embora recente, já foi mais do que discutido em vários blogs e não tenho muito mais o que falar. Apenas que a Honda dos EUA assegurou o fornecimento dos motores para a Temporada 2009 da Indy. A empresa afirmou que, embora a saída da Honda na F1 tenha sido fortemente influenciada pela queda das vendas dos automóveis da marca no país, suas atividades na Indy e na ALMS (onde corre com a marca Acura na LMP2) seguirão normais em 2009.

Mas pode ser que não serão tão "normais" assim a partir de 2010, ano em que a volta dos motores turbo à Indy irá movimentar bastante o mercado de marcas na categoria. Será que a Honda terá grana para investir na construção de um novo motor? É a pergunta que fica no ar, ainda mais lembrando que há boas chances de entrada de outras marcas a partir de 2010.

Agora na minha opinião, eu achei sinplesmente patética essa saída da Honda. Bancar "do próprio bolso" 2 temporadas de Fórmula 1 (dizem que foram U$$ 400 milhões em cada temporada) é um atestado de falta crônica de administração do núcleo responsável pelo controle da ex-equipe na Fórmula 1.

Quanto dinheiro jogado fora... ainda mais com os carros horríveis que tiveram em 2007 e neste temporada. Mais patético ainda, foi essa decisão tomada repentinamente. Continuo sem entender o porquê fizeram os testes com Bruno Senna e Lucas di Grassi....

Bom, possíveis compradores: apenas a ProDrive (de David Richards, ex-acionista da BAR) e quem sabe os endinheirados árabes ou asiáticos. Sabe que não seria má idéia Ratan Tata, indiano dono da indústria automobilística que leva seu nome, se comprasse a falida Honda e levasse a filosofia de seu "Tata Nano" para a F1?

Cairia justinho no novo lema da F1: o corte de custos. Para quem nada sabe sobre Tata e seu "Nano", leiam estas reportagens e vcs entenderão o que estou querendo dizer... rs

Conheça o Tata Nano
Lançamento do Tata Nano
Fotos do Bichinho

Até mais.

Comments

8 Responses to “Fala Blogueiro: A piada (ops!) ... Crise da Honda”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Felipão disse...

Qual tipo de acordo existe entre Honda e FIndy???

Eles são fornecedores ou patrocinam a categoria, cedendo os motores???

Confesso que nunca entendi bem...

11 de dezembro de 2008 10:21
Ron Groo disse...

o problema era apenas com a F1 mesmo. A honda fugiu de vergonha.

11 de dezembro de 2008 11:07
Diego Maulana disse...

Como disse o Ron, o problema foi gastar quase 1 bilhão em 2 temporadas frustradas na F1. A desculpa de queda nas vendas não cola.

11 de dezembro de 2008 14:01
Leandrus disse...

Chega a ser ridiculo mesmo ver esse dinheiro todo que a Honda gastou para piorar o carro que era da BAR. Ela e a Toyota são mestres em injetar muito dinheiro para pouca coisa. Aí daí nisso...

E esses carros que você postou são lindos, para não dizer outra coisa, hehehe

11 de dezembro de 2008 21:59
Grid GP disse...

Acho que fizeram os teste porque a "equipe de F1" não sabia dos planos da "direção geral".

Essa falta de comunicação das duas partes sempre foi latente na Honda.

Agora, é torcer para alguém comprar... Triste isso.

Abraços.

Fábio Campos

11 de dezembro de 2008 23:46

Dando uma força pro Maeda e respondendo o Felipe, o acordo é mais ou menos assim, a Honda dos EUA desenvolve e fornece o motor sem custos, ela é ressarcida em marketing, e o negócio ainda dá lucro, coisa de 1 milhão por temporada.

11 de dezembro de 2008 23:55
Felipe Maciel disse...

A saída da Honda foi o atestado de incompetência. Se a F-1 não fosse só gasto mas sim lucro, com crise ou sem crise ela se manteria lá. Quando voltarem, espero que façam como na Indy e apenas forneçam motores que é o que e a Honda sabe fazer. Comandar equipe não é seu forte.

12 de dezembro de 2008 18:42

Quando voltarem os turbo na Indy,a Honda terá ocncorrentes,dizem que o Porsche pode fazer um motor...Já pensou uma Indy Multimarcas de novo?

14 de dezembro de 2008 21:16

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!