Giro de Notícias - Honda pode ter companhia no forncecimento de motores em 2011.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Eu já comentei sobre a entrada de novos fornecedores de motores para a Indy aqui no Blog. Mas agora temos uma notícia mais atualizada que saiu ontem no Grande Prêmio.

Porshe, Alfa Romeu e Audi estariam interessadas em fornecer motores para as equipes da Indy. De uma forma ou outra, todas já tiveram algum envolvimento com a Indy ou outra categoria americana, o que as credencia a planejar a entrada na Fórmula Indy.

A Porshe competiu na Indy entre 1989 e 1990 e chegou a conquistar uma vitória (Teo Fabi em Mid Ohio). Agora pretende construir os motores e vendê-los de acordo com Derrick Walker, ex-dono de equipe e coordenador do projeto. Atualmente, a Porsche compete na American Le Mans Series junto com a Penske.

A Alfa Romeu também participou da Indy, foi entre 1990 e 1991, quando tentou adaptar motores Ferrari para a competição. Morris Nunn, coordenador do projeto, afirmou que foi um fracasso e que logo em seguida tentaram projetar um novo motor mas que também não obtiveram sucesso. Mesmo com o enorme prejuízo (125 mi de dólares), a montadora estaria disposta a investir em um novo projeto.

Já a Audi vem de grandes sucessos nas 24 horas de Le Mans e vem em grande rivalidade com a Porshe na American Le Mans Series. Este sucesso nas terras norte americanas pode incentivar a montadora a desenvolver um projeto voltado à Fórmula Indy.

--------------------------------------------------
Seria muito interessante voltar a ter disputas entre equipes com motores diferentes (lembro dos bons tempos de 2 chassis - Reynard e Lola - 3 motores -Honda, Ford e Mercedes (depois a Toyota entrou no lugar desta última) - e 2 pneus (Firestone e Goodyear).

Era muito interessante ver diferentes combinações entre chassis-motor-pneus rivalizarem de igual para igual na Indy. Lembro que Gil de Ferran corria na Walker com um conjunto Reynard-Honda-Goodyear e levava desvantagem na briga com as Ganassi só por elas usarem pneus Firestone.

E da luta de André Ribeiro nos anos decadentes da Lola? Brigava para ser o melhor piloto de Lola nos treinos e ficar na frente deles e dos pilotos que usavam motores Toyota (bem no início da aventura japonesa)

Tomara que esses bons dias voltem logo.... Até mais

Comments

5 Responses to “Giro de Notícias - Honda pode ter companhia no forncecimento de motores em 2011.”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Felipão disse...

Eu tinha colocado isso lá no Continental...

Acho meio improvável que a Alfa retome sua história na categoria, pelo alto investimento da Fiat na F1.

Além disso, a montadora italiana já havia mostrado que não está a fim de "correria" com a Alfa, ao tirar o time do wtcc...

17 de outubro de 2008 17:22

Se a Audi entra no campeonato será muito bom.Aqueles tempos das comibnações de chassis,motor e pneu era incrível!Você esqueceu o Chassi Swift que a Newman Haas usou por um tempo...

17 de outubro de 2008 20:06
Paulo Maeda™ disse...

É mesmo Marcos, como eu pude me esquecer. Apesar q ele não trouxe um grande resultado... mas vlw pelo toque.

18 de outubro de 2008 00:29
Ron Groo disse...

Paulo... Posso te pedir uma coisa?
Dá para listar os motores e chassis que já foram usados pela Indy?
E sobre a diversidade de propolsores voltar, é sensacional. injetaria mais competitividade na categoria. monopolio, já basta o do Tilke nas pistas de F1 né?

18 de outubro de 2008 09:00
Diego Maulana disse...

Seria ótimo para a competitividade, além do que sempre acirra a disputa entre as marcas. Lembro que havia aquele campeonato paralelo entre motores e tudo. Isso faz com que as montadoras sempre evoluam.
Belo blog, precisavamos de um blog sobre a Indy. Já está adicionado entre os meus favoritos.

http://nomundodavelocidade.blogspot.com

20 de outubro de 2008 10:07

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!