Ecos... ecos... ecos.... do caso Hélio Castroneves

sábado, 4 de outubro de 2008


Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Vou me apoderar por alguns instantes de um dos títulos de post que meu colega Marcos do GPSeries usa, mas é que ele melhor traduz a repercussão que o caso tem até agora.

Vários sites divulgaram que Hélio compareceu a audiência marcada para a tarde da última sexta feira algemado (alguns diziam até com correntes nos pés, o que eu duvido). Conversando com colegas no Orkut que possuem contato com amigos nos EUA, eles disseram que a reação dos americanos foi de repúdio à imagem de Hélio algemado. Não podemos nos esquecer que Hélio possui grande prestígio nas terras ianques por ter vencido a versão do "Dança dos Famosos" nos states...

Na saída do tribunal, Hélio deu a seguinte declaração: "Sou um corredor. Esta é uma situação muito difícil, mas eu sou forte e vou ganhar esta corrida. Está sendo um dia longo e emocional. Eu não sou culpado". Logicamente comparando a sua situação com uma corrida e talvez se lembrando que hoje teria que correr na American Le Mans Series - etapa de Road Atlanta (acompanhei parte da prova e o circuito é belíssimo, lembrando muito Elkart Lake), sendo que realmente correu e ainda ganhou a prova em sua categoria, fazendo dupla com Ryan Briscoe.

Agora, parecem que vão reacender um caso que envolvia Hélio Castroneves, Émerson Fitipaldi, a Penske e as mesmas empresas citadas na denúncia, melhores detalhes você pode ver nesta reportagem da revista IstoÉ.

Uma outra ótima análise do caso, podemos ver no
blog do Téo José, onde este trecho resume de forma rápida, a situação do Hélio:

"Ele vai precisar de um ótimo escritório de advogados, sorte e ter em seu caso um juiz gente boa. Nos EUA, crime contra o governo é um delito muito sério e quando as autoridades questionam os atos de uma pessoa, como estão fazendo, é porque estão bem seguros. Significa que toda operação, inclusive utilizando Ministério Público e Polícia Federal do Brasil, foi minuciosamente estudada. A pena em caso de condenação pode ser de 35 anos."

E uma última notícia, o site Grande Prêmio divulgou hoje uma matéria sobre uma possível exclusão de Hélio da Indycar Series (ou IRL, como preferirem). O vice-presidente de relações públicas da IRL, John Griffin, deu declarações onde afirma que as cláusulas do regulamento da Indy, também abrangem tudo o que os pilotos fazem dentro e fora das pistas. "Neste momento, é prematuro especular qualquer ação que poderemos vir a tomar. Mas vamos esperar até o dia do julgamento para decidir algo sobre isso. Afinal, presumimos que ele é inocente", acrescentou.

Com isso, está praticamente certo que Hélio não estará na Austrália, última etapa da temporada. Isso porque, além da fiança, o paulista teve de entregar o passaporte às autoridade americanas e, assim, está proibido de deixar os EUA.

Assim que eu tiver mais notícias, volto para postar aqui, até mais.

Comments

5 Responses to “Ecos... ecos... ecos.... do caso Hélio Castroneves”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Felipão disse...

Putz...

Alguma coisa ele perderá...

E não se trata de dinheiro...

Sem querer acusá-lo de nada, mas onde há fumaça há fogo...

Sempre ouvi que quanto mais dinheiro, mais a pessoa quer...

Complication...

5 de outubro de 2008 11:18

Infelizmente a situação chegou a esse ponto...em relação as correntes, é verdade...e parece praxe pra justiça de lá...abraço Paulo.

5 de outubro de 2008 12:03
Felipão disse...

Paulo

Eu mudei o link do meu blog:

http://blogsportbrasil.blogspot.com/

Será que vc poderia trocá-lo na sua lista de links???

Desculpe o incômodo

Obrigado

Felipe

5 de outubro de 2008 13:58

é parece que as coisas estão bem complicadas pra ele,uma pena,pois parece que o Helinho achou que estava no Brasil.Aqui isso passaria impune,lá nos EUA,não.Se ele tiver culpa,que cumpra sua pena,mesmo gostando dele,a justiça tem que ser feita...

5 de outubro de 2008 14:48
Fábio Andrade disse...

Castroneves está com a carreira seriamente ameaçada por esse episódio.

Fica cada vez mais difícil acreditar em sua inocência.

6 de outubro de 2008 12:02

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!