Corridas Virtuais: Uma "geral" no mundo da Velocidade Virtual

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Abrindo um parênteses na cobertura do fim de semana em Surfers Paradise, e a pedido do meu colega Marcos do GPSeries, vou falar um pouco de uma velha mania na internet: as corridas online.

Eu sou novo nessa área, há muito tempo queria participar mas vocês sabem como é, sem recursos financeiros e tecnológicos suficientes, não poderia pensar em entrar nesse mundo. Apenas na metade deste ano pude montar um computador com um "equipamento competitivo" (leia-se potente) e apenas agora pude comprar meu primeiro conjunto de volante e pedaleiras pro meu micro (nem na época do meu velho Playstation1 tive chance disso....rs).

A história é a seguinte: na Internet existem vários sites que oferecem a oportunidade de você correr nas ligas online. Alguns deles são a LBN (Liga Brasileira de Nascar), a Speed Series e a CBAV (Confederação Brasileira de Automobilismo Virtual), para ficar nos sites brasileiros (existem muitos outros em sites gringos). Neles, vocês encontram vários campeonatos: desde temporadas completas da Fórmula 1, WTCC, Le Mans até mesmo temporadas de Nascar (Nationwide, TruckSeries), Indy e outras categorias menos conhecidas).

Geralmente utilizam games de corridas com suporte a multiplayer, atualmente são o Nascar Racing Season 2003 (Papyrus, um dos mais comuns games no mundo online) e, agora, o Rfactor, um novo simulador com muitos recursos e simulação praticamente perfeita.

Para a disputa de todas aquelas categorias, existem "Mod's" para serem instalados nestes simuladores (e existem muitas relíquias, como instaladores de pistas e carros de temporadas antigas da F1). Existe uma verdadeira legião de "pilotos virtuais" (como são chamados os participantes das corridas online) e isso se torna um verdadeiro misto de hobby-diversão-adrenalina.

Em algumas categorias, chega-se a ter mais de 20 pilotos online disputando uma prova. E isso não tem nada a ver com você jogando um game sozinho, contra a Inteligência Artificial de seu game preferido... É realmente como se fosse uma corrida de verdade, é muito legal...rss. Geralmente as provas acontecem a cada 7 ou 15 dias, muitas vezes nos fins de semana a noite.

Falo isso tendo apenas visto alguns vídeos que rolam na Internet e participado de alguns "treinos particulares" na semana passada, com o pessoal da Indycar Series Brasil, liga que está na CBAV e utiliza o Nascar 2003 (estou entrando atrasado nessa história, em breve a maioria das corridas online será apenas no Rfactor....)

Em todos os sites das ligas, existem os fóruns das categorias, onde encontramos o regulamento (muitas vezes bem rígido, como se fosse uma categoria de verdade fisicamente), e os espaços para discussão e troca de informações entre os pilotos.

Abaixo, a relação de categorias que cada liga oferece (entre parênteses o jogo utilizado como base):

- CBAV
* Indy 2005 (Nascar2003)
* Indy 2007 (Rfactor)
* Nascar Truck Series (Nascar 2003)
* Nascar Whelen (Nascar 2003)
* F1 (Rfactor)
* Poaserver/WTCC (Rfactor)

** existem também campeonatos offline (Stock Car e GP4 Fun) que usam o velho e bom GP4).

- LBN (apenas com o Nascar 2003)
* Nascar (divida em categorias (da menor para a maior): Asa, Arca, Light, Pro e Extreme)
* Truck Series
* Road Series (estilo WTCC)

- Speed Series
* Speed Series/WTCC (Nascar 2003)
* Night at Le Mans (Nascar 2003)
* Gran Prix Heroes T1/F1 (Rfactor)
* Super Clio (Rfactor)

Interessados? Visitem os sites das ligas, sempre há um fórum para os novos participantes e lá você encontra todas as informações necessárias para conhecer o funcionamento das ligas e das categorias.

Até mais.

Comments

2 Responses to “Corridas Virtuais: Uma "geral" no mundo da Velocidade Virtual”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Valeu pela explicação cara!eu sou digamos aquele piloto de fim de semana,que só joga um F1 Challenge(que é um tremendo arcade)pra se divertir.Mas eu tenho tb o IndyCar 2002 pra PC(so jogo com o Salazar!rs) e o Nascar 2003.Não tenho bala na agulha pra disputar um campeonato assim,vou ser o Iuji Ide da parada!rsrsrs

Meu tempo é escasso. Trabalho, estudo,namorada,não me sobra muito pra "correr",mas eu adoraria.Quando tiver videos da tua corrida posta aqui pra gente ver!

24 de outubro de 2008 21:46
Leandrus disse...

Eu nunca tive muita paciência com esses jogos não, hehehe. Sempre me acho muito ruim, fico irritado e vou fazer outra coisa. Sou muito mais fã de Football Manager (é, minha paixão pelo futebol sempre bate mais forte, rs): sou realmente viciado nesse jogo e nas férias da faculdade jogo quase o dia todo!

Ateh!

26 de outubro de 2008 00:34

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!