Justin Wilson fatura o GP de Detroit

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Na prova realizada ontem, o piloto inglês Justin Wilson, da Newmann Hass, comemorou sua primeira vitória na nova Indy. Em uma prova tumultuada, com vários acidentes e uma polêmica decisão da direção na prova em um incidente envolvendo o piloto e Hélio Castroneves, Wilson subiu ao lugar mais alto do pódio em Belle Isle.

Dixon e Hélio travaram um grande duelo nas primeira voltas, em um ritmo alucinante (cerca de 2 segundos mais rápido por volta do que os demais pilotos. As bandeiras amarelas tiveram sua (grande) importância, como é de se esperar em um circuito de rua.
Em uma delas, a equipe Ganassi tomou a infeliz decisão de antecipar o primeiro pit de Dixon, o que comprometeu completamente sua prova. Tendo que fazer uma grande recuperação após cair para 14º e ter que se arriscar para fazer as ultrapassagens, Dixon não conseguiu ir além do 5º lugar.

Enquanto isso, Hélio continuou em sua estratégia, que tornou-se um pouco mais fácil com o erro da Ganassi. Bastava aproveitar a pista livre a sua frente e andar rápido o suficiente para abrir vantagem para voltar dos pits na frente de Dixon. Mais uma vez, a Penske mostrou eficiência em sua estratégia.

Tanto Hélio e a equipe Penske não contavam com o incidente na tentativa de ultrapassagem de Wilson (que estava em 2º) após um problema que o fez perder velocidade na reta oposta (explico com maiores detalhes no próximo post "Fala Blogueiro!".

A prova terminou com Wilson em 1º, Hélio em 2º, Tony Kanaan em 3º (em mais uma prova de recuperação de mais um fim de semana ruim da Andretti Green nos treinos) e Oriol Servia em 4º (mais uma boa prova do espanhol da KV Racing).

Os demais brasileiros: Bruno Junqueira foi o 7º (finalmente a equipe Dale Coyne acertou na estratégia, ótimo resultado para Bruno), Mário Moraes foi o 15º e Vítor Meira terminou em 17º (Vítor foi vítima de uma manobra infeliz de Danica Patrick, que não viu o piloto brasileiro na reta oposta e acabou enchendo a traseira dele, danificando a suspensão traseira direita). Jaime Câmara não terminou a prova.

A próxima (e derradeira) parada será já no próximo domingo, no oval de Chicago. A decisão será na última etapa, com Hélio tendo que reverter uma desvantagem de 30 pontos em relação a Dixon.

Leia a análise completa sobre a prova no próximo post:
Fala Blogueiro! Justin Wilson ganha (?) o GP de Detroit


Até mais!



Resultado Final GP de Detroit




Classificação do Campeonato após 16 etapas



Comments

No response to “Justin Wilson fatura o GP de Detroit”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!