Final da Batalha: Hélio ganha GP de Chicago e Dixon fica com o Título

domingo, 7 de setembro de 2008

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

E deu Scott Dixon. Ele é o campeão da temporada 2008 da Fórmula Indy. Em uma corrida eletrizante (logo mais entro em detalhes), o neo-zelandês confirmou o título mesmo com o 2º lugar na corrida de hoje.

Hélio Castroneves venceu a prova de maneira espetacular, após ter largado em último (28º lugar) após a desclassificação no treino oficial de ontem. Ryan Briscoe, companheiro de Hélio, terminou em 3º com Dan Wheldon, companheiro de Dixon e que fez sua última prova na equipe Ganassi, foi o 4º. Tony Kanaan terminou em 5º lugar.

No duelo Hélio x Dixon, houve instantes em que a combinação de resultados que daria o título para Hélio prevaleceu (Hélio na ponta e Dixon atrás da 8ª posição, mais precisamente em 10º). Inclusive nas paradas de pits, a Ganassi ficou devendo em eficiência com a Penske melhor. Até a Andretti Green estava levando vantagem. Até mais da metade da prova, Ryan Briscoe e Tony Kanaan estiveram na ponta da prova. Hélio fez uma escalada fulminante: passou 5 carros na primeira volta, 2 na segunda, 3 na terceria, era o 13º na décima volta, 10º na volta trinta e dois, 8º após a primeira parada nos boxes e na volta 77 assumiria a liderança.

Mas nas últimas 50 voltas, Dixon mostrou porque era o líder do campeonato. Com uma ótima recuperação, assumiu a primeira posição na última parada dos boxes e disputou centímetro a centímetro com Hélio a ponta da prova. A chegada foi decidida no

As últimas 50 voltas retratavam a temporada da Indy. Os carros da Ganassi e Penske nas primeiras colocações com Tony em 5º. E foi assim até as últimas voltas, com Hélio tentando passar por Dixon a qualquer custo. Várias voltas lado a lado até que, na linha de chegada, ficou a dúvida. Quem passou na frente.

Por vários instantes, a vitória era dada para Scott Dixon, por 0.001 milésimo de segundo. Foi declarado vencedor e encaminhado ao "Victory Lane". Mas instantes após o fim da corrida, foi divulgada a foto da chegada e para a surpresa....




Hélio ganhou pela ponta de 1 bico de diferença (0.003 milésimos de segundo). Não cheguei a ver o momento em que o carro de Dixon foi retirado do Victory Lane e o de Hélio colocado lá (porque nossa queria Bandeirantes resolveu passar comerciais nesse momento.....)

Mas enfim, foi feita a justiça, mesmo que com atraso. A Indycar após tirar a vitória de Hélio em Detroit lhe deu, com toda a justiça, a vitória em Chicago.

Os outros brasileiros foram mal. Apenas Mário Moraes andou bem, chegou a estar entre os 6 primeiros, mas no final da prova bateu de leve no muro, o que fez com que os 2 pneus do lado direito furassem e acabassem com sua prova. Mesmo assim, Moraes vem tendo bons desempenhos nos circuitos ovais, num crescimento impressionante para o jovem piloto de 19 anos. Realmente, ele pode ter uma boa temporada no ano que vem. Vítor Meira teve azar em sua última prova pela Panther, quando o parafuso da roda traseira direita se soltou, fazendo ele ir direto para o muro.Jaime Câmara e Bruno Junqueira terminaram respectivamente em 18º e 20º.

A seguir minha avaliação sobre a grande prova de hoje. Até mais.

fonte de imagens: grandepremio.com.br

Classificação Final - GP de Chicago

Classificação Final do Campeonato

Comments

3 Responses to “Final da Batalha: Hélio ganha GP de Chicago e Dixon fica com o Título”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Grid GP disse...

Muito boa a foto da chegada dos 2 carros. Interessante sua análise da prova, muito parecida com minha visão.

Apesar de alguns "defeitos" mostrados por Hélio nesse campeonato, acho que não poderia ser mais digno seu final de temporada.

Estou esperando ansiosamente o contador de dias para a próxima prova ser atualizado, hehe.

Abraços! E desculpe pela demora, o link do "Eu sou Indy" já está entre os preferidos do Grid GP.

Abraços!

7 de setembro de 2008 22:52
Fábio Andrade disse...

Cheguei a acreditar que o Dixon conseguiria perder um título quase ganho. Mas no final ele provou que mereceu o título.

Helinho foi fantástico. Desempenho fabuloso, do último lugar para a vitória!

8 de setembro de 2008 14:50

Ralmente Helinhoi foi fantástico nessa corrida!e Dixontambém,acabou sendo o final digno pros dois melhores pilotos do campeonato.Um ganhou a vitória;o outro o título.

8 de setembro de 2008 22:45

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!