Bela disputa pelo "Rookie do Ano".

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Não sei se todos sabem mas, além do título de campeão da temporada na Indy, existe o título para o Rookie (estreante) do ano. A classificação dos rookies até a etapa de Sonoma, você pode ver clicando aqui.

Nesta temporada, a disputa está bem acirrada. Hideki Mutoh, piloto japonês da equipe Andretti Green está na ponta com 315 pontos, seguido de perto pelo australiano Will Power (KV Racing) com 277 pontos e a seguir pelo inglês Justin Wilson (Newmann Hass/Lanningan) com 271 pontos.

Mutoh entrou na Andretti Green na vaga de Dario Franchitti, que foi se aventurar na Nascar pela equipe Ganassi, e já se sabe que se deu mal, pois seu patrocinador retirou-se do campeonato e ele neste momento está a pé. Voltando a falar sobre o piloto japonês, ele vem fazendo uma boa temporada de estréia, com vários altos e baixos, mas vem sendo constante. Alterna boas corridas, terminando entre os 10 primeiros, com corridas pífias. Mesmo assim, ele terminou 7 vezes no TOP-10. Mutoh vem comendo pelas beiradas em sua estréia.

Power possui um marketing muito melhor que Mutoh. O piloto australiano corre exibindo as cores da Austrália em seu carro (o verde e amarelo que nós conhecemos bem), seguindo uma linhagem de pilotos que corriam pela antiga Team Australia (Alexandre Tagliani, Paul Tracy, entre outros) e, com isso, possui um polpudo patrocínio. É um piloto rápido e que ainda está se adaptando aos ovais, mas vem fazendo boas corridas nos mistos, chegando a alguns TOP5. Além disso, corre pela melhor equipe ex-ChampCar no atual campeonato (KV Racing, que possui o nosso querido Jimmy Vasser como sócio), um feito impressionante que desbancou a tradicional Newmann Hass.

Wilson corre pela tradicional Newmann Hass, que se integrou neste ano á IRL. A equipe ainda está em meio ao aprendizado, mas todos sabemos que ela possui boa estrutura e que com certeza terá melhores resultados no ano que vem. Entretanto, tenho a impressão que Wilson está pagando o preço de, além de ser estreante na IRL e correr por uma equipe "novata" na categoria, estar em uma equipe um tanto fragilizada técnica e financeiramente (o único patrocinador que vejo é o McDonalds e em seu carro, seu companheiro de equipe -Graham Rahal- corre em um carro todo branco, com alguns logotipos menores tb do "Mac"). Para quem já teve patrocínios da Budweiser, Texaco e Kmart, acho que é pouco para se igulalar a uma Ganassi ou uma Andretti Green, por exemplo. Mesmo assim, Wilson também vem apresentando bons resultados nos mistos.

Entre os brasileiros estreantes, Enrique Bernoldi é o 6º com 220 pontos, Mário Moraes o 7º com 217 e Jaime Câmara vem em 8º com 152 pontos. Lembrando que essas colocações e pontos são no ranking de Rookies.

Está chegando o GP de Detroit, até mais!

Comments

One response to “Bela disputa pelo "Rookie do Ano".”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Felipão disse...

Bela análise, Paulo.

Principalmente por essa passagem do Wilson na IRL. Adoro sua equipe, Newman Haas, e vou torcer muito por uma recuperação dos dois...

29 de agosto de 2008 12:04

Postar um comentário

Gostou do Blog da Fórmula Indy?
Deixe seu comentário e ajude a incentivar a Autosfera Brasileira!
I am Indy!